terça-feira, outubro 18, 2005

RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X

 Ao apreciar no STF ação intentada por um advogado paulista contra a revista “Veja”, o Ministro Celso de Melo proferiu voto, que é um libelo em favor da liberdade de imprensa. Disse o ministro que “não se pode ignorar que a liberdade de imprensa, enquanto projeção da liberdade de manifestação de pensamento e de comunicação, reveste-se de conteúdo abrangente, por compreender, dentre outras prerrogativas relevantes que lhe são inerentes: (a) o direito de informar, (b) o direito de buscar a informação, (c) o direito de opinar e (d) o direito de criticar.”
 Para o Ministro do Superior Tribunal Federal, “a crítica jornalística, desse modo, traduz direito impregnado de qualificação constitucional plenamente oponível aos que exercem qualquer parcela de autoridade no âmbito do Estado, pois o interesse social, fundado na necessidade de preservação dos limites ético-jurídicos que devem pautar a prática da função pública, sobrepõe-se a eventuais suscetibilidades que possam revelar os detentores do poder.”
 Em outras palavras: quem assume cargo público, mesmo modesto, está sob julgamento da opinião pública e as críticas são os ossos do ofício. Quem não quer ser julgado, não aceite os cargos, pois as críticas são inerentes a esse cargo.
 A demora do governo em resolver o problema dos transportes colocou na rua uma perigosa palavra de ordem: “Fora Washington Reis!” Nesse clima, não tem agencia de publicidade, boletim colorido, nem marqueteiros capazes de salvar a pele do prefeito e de seus auxiliares.
 O escândalo das falsas “Cartas de Fiança”, em valores superiores a R$ 100 milhões, que teriam sido usadas por empresários de São Paulo para “vencerem” as concorrências promovidas pela prefeita Marta Suplicy, somadas às denúncias do envolvimento de empresários de ônibus na morte do prefeito Celso Daniel, em Santo André, dão bem uma mostra do poder de fogo, literalmente, das empresas de ônibus em todo o País.
 Não é à toa que continuam crescendo as queixas de usuários no Juizado Especial em Caxias, principalmente dos maiores de 65 anos, humilhados e expulsos dos “microônibus”, embora a legislação não faça nenhuma diferença no tipo de veículo para garantir a gratuidade.
 Há poucos dias, a “rádio corredor” informava que a demissão do subsecretário de Cultura, o suplente de vereador Josemar Lucas Padilha, estava próxima, pois enfrentava “fritura” pela equipe de “gênios” da secretária Carmem Migueles.
 Josemar, candidato a vereador com base eleitoral em Xerém, bem votado mas que ficou na suplência, procurou o prefeito, desfez as intrigas, colocou tudo em pratos limpos e, assim, continuará no cargo.
 Pelo jeito, o Forró na Praça está com os dias contados. Os tais “gênios” da Secretaria de Cultura pretendem “enterrar” o Forró nas masmorras da antiga Fábrica de Tecidos, no Corte Oito. Apesar de ser “um negócio particular”, como disse a Secretária Carmem Migueles a um jornal carioca, quem vai pagar a conta dessa loucura será o BNDES!
 Como já informamos, não é demais lembrar que é o mesmo BNDES que desistiu de financiar uma nova sede para o Centro Social Renascer, uma creche para crianças carentes que funciona em precárias condições na antiga senzala da Fazenda dos Monges Beneditinos, em São Bento. Os R$ 400 mil do financiamento já foram devolvidos pela Prefeitura.
 O Ministério Público da Infância e da Juventude já instaurou, inclusive, um processo para apurar responsabilidades pelo funcionamento precário desse Centro Social, criado por Ruyter Poubel no governo José Carlos Lacerda, com recursos da extinta CBIA e que funcionava em condições invejáveis na Av. Dr. Manoel Teles, em frente à Vila Ideal.
 Ao ver a confusão no plenário, semana passada, o deputado Aldo Rabelo, do PC do B, não teve dúvida em pedir apoio do Céu para separar Arlindo Chinaglia e Inocêncio de Oliveira: “Pelo Amor de Deus, Senhores!”. Não se faz comunista como antigamente, não é mesmo, professor Newton Menezes?
 A revelação de que mais de 12 mil alunos da rede municipal, matriculados na 3ª série do Ensino Fundamental (antigo Primário) não sabem interpretar o que lêem, isto é, são semi-analfabetos, desmonta a imagem de que Roberta Barreto era uma grande secretária de Educação, bem como a má aplicação dos recursos do FUNDEF na rede municipal, pois o governo passado mirou muito nos “escolões” e nos “kits” de uniformes, deixando de lado a qualidade com o ensino oferecido. Quem vai pagar por isto?
 Os moradores do 25 de Agosto viveram, semana passada, os pesadelos dos anos 50. Além da falta d‘água, tiveram ‘apagão’ e não puderam dormir em paz, devido à onda de mosquitos. Como o secretário de Saúde não mora na cidade, não ficou sabendo do drama dos moradores do bairro que paga o mais caro IPTU do Município!