sexta-feira, outubro 28, 2005

RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X

- O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito Zito, perante a 1ª Vara Federal Regional de São João de Meriti, por improbidade administrativa. Ele foi denunciado junto com a presidente do Centro Integrado de Administração de Projetos Sociais, conhecida como CIAT, por desvio de recursos repassados pelo Governo Federal para aplicação em projetos sociais, inclusive junto aos moradores da "Cidade dos Meninos".
- Outro que está às voltas com a Justiça Federal é o ex-Secretário de Ação Social, Expedido Lopes, o sempre risonho "Dito". Na representação encaminhada ao Ministério Público Federal, a atual Secretária, Daniele Reis, acusa seu antecessor de ter sacado no Banco do Brasil um cheque de R$ 31.525,00, destinado ao pagamento de prestadores de serviços. Daniele Reis garante que não encontros os Recibos de Pagamento de Autônomos - os RPAs - para comprovar a aplicação do dinheiro enviado por Brasília. Tanto Zito, quando Dito, correm o risco de perderem os direitos políticos por 8 anos, se forem condenados.
- Também a ex-prefeita Narriman Zito, de Magé, que agora está no PT, foi condenada pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver R$ 128 mil. Na apreciação das contas da ex-prefeita, o TCE encontrou indícios de superfaturamento na compra de medicamentos. Se não devolver o dinheiro, Narriman Zito também poderá perder os direitos políticos por 8 anos.
- A Secretária Daniele Reis, da Ação Social, já encaminho ao Ministério Público Federal relatório sobre outras ONGs que receberam dinheiro da Prefeitura entre 2001 e 2004, mas não prestaram contas. Como os recursos vieram de Brasília e foram repassados mediante convênios, a competência para julgar esses casos de desvio de dinheiros públicos também será da Justiça Federal.
- Depois do que houve com a ONG chamada "Ágora", de um empresário amigo do Lula, é bom que os políticos que estão por trás dessas ONGs ponham as barbas de molho, se não quiserem acabar atrás das grades, como Paulo Maluf & Cia.
- O criminalista Anilton Loureiro é o mais novo jornalista da Baixada, agora como editor do semanário "Folha da Cidade", com mais de 50 anos de memoráveis campanhas de interesse público.
- Martha Rossi foi uma das professoras homenageadas terça-feira, em sessão solene da Câmara Municipal em comemoração ao "Dia do Professor". A consagrada artista plástica, de 73 anos, foi uma das primeiras professoras do Município a receber a medalha "Professor Paulo Freire", recentemente instituída pelo Legislativo para homenagear os profissionais da Educação. A cerimônia foi no Teatro Procópio Ferreira.
- A lista de candidatos a deputado estadual continua crescendo. Já temos Zito, Gilberto Silva, Dica, Geraldo Moreira, Marcos Figueiredo, Mazinho e Roberto Dinamite. Para federal, a lista conta com Andréia Zito, Doutor Heleno, Reinaldo Betão, Alexandre Cardoso, entre outros. Desta vez, não teremos nenhum puxador de votos do tipo Denise Frossard.
- O PT começou a faxina. Já expulsou Delúbio Soares. Agora, só fica faltando José Genoíno, Jorge Sereno, Silvio Pereira, José Dirceu, Professor Luizinho. . .
- O deputado Gilberto Silva, agora no PMDB, vai disputar nova reeleição. Quem garante é seu irmão, o vereador Orlando Silva, que está à frente da Secretaria de Administração da Prefeitura de Duque de Caxias.
- A "Turma da Bala" levou a melhor no plebiscito de domingo, mas portar arma sem registro continuará a ser crime, punido com pena de 2 a 4 anos de prisão. Se a arma encontrada for de uso restrito, como pistolas, fuzis, metralhadoras e escopetas, a pena dobra.
- A PUC-RJ entregou terça-feira, aos deputados André do PV e Samuel Malafaia (PMDB), o anteprojeto do Código Ambiental do Rio de Janeiro. O código é a consolidação numa só lei das 2.700 leis vigentes no Estado sobre o meio ambiente e foi elaborado por advogados do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC e técnicos ambientais da Assembléia Legislativa do Rio.
- A pesquisa da PUC consumiu 10 meses de trabalho da equipe e o novo Código irá proporcionar melhor conhecimento, aplicação e adequação das leis ambientais por parte de advogados, cidadãos e empresários. Afinal, vasculhar em milhares de leis onde foi regulamentado e tratado assunto do interesse de milhares de empresas e pessoas físicas é trabalho para um Hércules da era da informática.
- Agora, todo mundo pode comparar o seu "caveirão" em paz. Já a turma que anda de ônibus e bicicleta, vai continuar dependendo do bom ou mau humor da bandidagem.
- Esta semana, um casal foi secretado em Parada Angélica por um trio de traficantes. Eles queriam "carona" para fugir da "Vila Getúlio Cabral", cominada por uma facção rival. No tiroteio entre as gangues, morreram 4 traficantes.
- A torcida do Corinthians está apavorada! Como Lula votou no "Sim!" e ganhou o "Não!" a torcida do timão teme que o famoso "pé-frio" do ex-metalúrgico atrapalhe o time no brasileirão.