sexta-feira, novembro 18, 2005

RAIO X RAIO X RAIO X RAIO X

► A Justiça de Magé, atendendo solicitação do Ministério Público, deu prazo de 5 dias para a prefeita Núbia Cozzolino regularizar a circulação do "Boletim de Informações Oficiais”, órgão oficial do município, além de informar ao Juízo as bancas de jornal onde o "Boletim" pode ser encontrado, bem como o que deve fazer o contribuinte para ser assinante do "BIO". Magé não é o único Município do Estado que enfrenta problemas com a Justiça pela irregularidade na circulação do órgão oficial.

► Perfeitamente lúcido do alto dos seus 93 anos, o ex-vereador Elyseu Alvarenga Freire concedeu longa entrevista a uma equipe de pesquisadores, onde confessou que a instituição do "Caixa Dois" nas campanhas eleitorais já existia na metade do Século XX. Eleito para a Câmara de Duque de Caxias em 1950, ele é filho de José de Alvarenga, um dos líderes do movimento emancipacionista da "Vila Meriti", antigo 8º Distrito de Iguaçu.

► No seu primeiro governo, no final da década de 60, o Dr. Moacyr do Carmo lançou as diretrizes e bases para o desenvolvimento econômico do Município até o ano 2.000, onde foram estabelecidas metas no campo da infra-estrutura que permitissem a chegada ao Século XXI com uma cidade onde educação, saúde, transporte, saneamento e lazer proporcionassem às futuras gerações um razoável nível de vida e bem estar.

► Elaborado pelo escritório do arquiteto Maurício Roberto, o "Plano de Desenvolvimento Integrado" previa a abertura de vias de interligação de bairros e Distritos, a construção de escolas e hospitais, o redirecionamento das atividades econômicas e a mudança da Administração para o centro geográfico do Município. Daí que a Prefeitura foi deslocada para Jardim Primavera, ação que deveria ser acompanhada pela Câmara de Vereadores, que representa o poder político local.

► Nos últimos 30 anos, a rede escolar e de saúde foi ampliada, vias importantes foram pavimentadas, levando o progresso a pontos distantes da antiga Vila Meriti e novos pólos de desenvolvimento foram criados. A chegada do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos, inaugurado este ano, e a futura fábrica de automóveis em Xerém, prevista para o segundo semestre de 2006, devem levar o Governo atual a pensar nas medidas necessárias para que essa expansão das atividades econômicas hoje registradas não seja entravada num futuro próximo, quer seja pela falta de mão-de-obra qualificada, quer de boas condições de vida para a população, que já superou o primeiro milhão de pessoas.

► Afinal, não foi apenas com centenas de digitadores, de instaladores de telefonia ou técnicos de enfermagem que Duque de Caxias superou diversas cidades de grande porte e ocupa, hoje, o sexto lugar no PIB nacional, à frente de muitas capitais importantes do País. O administrador não pode pensar apenas na próxima ou nas próximas eleições, mas, sim, nas próximas gerações. O que de mais importante foi feito pelos prefeitos Braulino de Matos Reis, Francisco Correa, Adolfo David, Moacyr do Carmo, General Marciano de Medeiros, coronéis Renato Moreira da Fonseca e Américo de Barros, Juberlan de Oliveira, Hydekel Freitas, José Carlos Lacerda e Zito, deve ser respeitado, reproduzido e ampliado!

► Cada administração ficou marcada por um conjunto de decisões fundamentais na transformação da antiga "Vila Meriti" na segunda cidade em importância econômica do Estado do Rio e a sexta do País. A Vila Olímpica de Caxias só existe hoje porque Braulino de Mattos Reis teve a ousadia necessária para construir o nosso primeiro estádio de futebol em 1953. Logo a seguir, Francisco Correa construiu o viaduto da Rua Paulo Lins e criou o Colégio Aquino de Araújo. Moacyr do Carmo, entre 1967 e 1971, fez história construindo cerca de 50 grupos escolares, os hospitais Duque de Caxias e Infantil, além do Centro de Saúde e de sete postos de saúde espalhados pelos Distritos.

► Já no período dos prefeitos nomeados, o coronel Renato Moreira da Fonseca conseguiu no BNH os recursos para construir o Viaduto Brigadeiro Faria Lima, mais conhecido como "Viaduto do Centenário", além de pavimentar a Avenida Botafogo, que se transformou em República do Paraguai, facilitando o acesso dos moradores e empresas do Gramacho, S. Bento e Lote XV à Rodovia Washington Luis. Hydekel Freitas teve visão ao demolir o antigo terminal rodoviário e devolver ao povo, rejuvenescida, a Praça do Pacificador, enquanto José Carlos Lacerda ousou o bastante para duplicar o viaduto que liga o 25 de Agosto ao antigo Centro de Caxias, Por último, Zito, além de expandir a rede de ensino e levar o conforto das ruas asfaltadas aos bairros e distritos, teve papel importante na vinda do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos, ao desapropriar a área e agilizar o processo de sua implantação. O que Washington Reis pretende deixar para a posteridade? Ele terá de responder a esta pergunta ainda este ano, pois só terá mais três para mostrar o seu potencial como administrador.

► A fábrica de automóveis que vai ser instalada em Xerém, nos antigos galpões da extinta FNM, promete alavancar o PIB do Município, que atualmente ocupa o sexto lugar no ranking nacional. A previsão dos diretores da empresa é de exportar 17 mil veículos já em 2006. Como o Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos já tem contratos de exportação para os EUA no valor de US$ 3 milhões para os próximos 10 anos, Duque de Caxias deve superar, em muito, São José dos Campos, a terra da Embraer, que está batendo seguidos recordes na venda de aviões para o exterior.