sexta-feira, junho 30, 2006

RÁIO-X RÁIO-X RÁIO-X RÁIO-X RÁIO-X
O jornalista Ruyter Poubel está pensando, seriamente, em voltar a atuar na Imprensa. Convite ele já tem e há 99,5% de chances dele vir a aceitar. Se o fizer, a Baixada só terá a ganhar, principalmente num ano de eleições e de definições.
► Diante do agravamento das relações entre o casal Garotinho e Lula, o prefeito Washington Reis, que antes contava com o deputado Doutor Heleno, do PSC de Garotinho, como emissário em Brasília, resolveu buscar no PL a ponte para 2007. Trata-se do ex-prefeito, ex-deputado e ex-senador Hydekel Freitas, presidente do partido em Caxias e que conhece, como poucos, como funciona o Governo Federal e a República de Ribeirão Preto.
► Além dos problemas políticos da família Garotinho com Lula, o que deixou o prefeito mais preocupado foi a queda na arrecadação do ICMS, principal fonte de recursos para os caixas do Estado e das Prefeituras. De caixa baixa, Rosinha começa a atrasar as faturas das empreiteiras que realizam obras importantes no Município, como a duplicação da Av. Presidente Kennedy, a Estrada do Contorno do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos, o novo Hospital na Rodovia Washington Luis e a reforma da estação ferroviária, em pleno centro de Caxias.
► Em face do descontrole dos convênios firmados no Governo Zito com diversas ONGs, inclusive as ligadas a políticos da cidade, para aplicação em projetos sociais do município, a Secretária de Ação Social e Primeira Dama, Daniele Reis, também não conseguiu restabelecer os convênios da área social com Brasília. É para reabrir esses canais que o ex-prefeito e presidente do PL/Caxias foi convocado por Washington Reis. Daí a sua constante presença nas reuniões e inaugurações promovidas pelo prefeito. Até segunda ordem, HF é o “embaixador plenipotenciário” de Caxias em Brasília.
► A paz voltou a reinar na Secretaria de Serviços Públicos. Ninguém pode garantir, no entanto, até quando. Afinal, nem os empresários de ônibus, nem os das vans desistiram de seus objetivos. Não é por outra razão que aquela Secretaria foi rebatizada pelos servidores como “Faixa de Gaza”. Afinal, enquanto Tonho de Freitas é evangélico e ocidental, Abdul Aikal é de origem palestina e muçulmano.
► Terça-feira, enquanto o resto do País ficava com olhos e mentes voltados para Dortmund, onde o Brasil enfrentava Gana, amigos e parentes do professor Romeu Menezes dos Santos se reuniam na Loja Maçônica Nº 18, ao lado do Hospital Mario Lioni, para velar o corpo do respeitado mestre e primeiro diretor do Colégio Municipal Laguna e Dourados. O sepultamento foi realizado à tarde, no Cemitério Israelita de Vila Rosali, em São João de Meriti.
► Os vizinhos do prefeito Washington Reis estão reclamando da bandalha na praça de Mantiquira, um populoso bairro de Xerém. Ali, os motoristas estacionam em filas duplas, inclusive caminhões de carga, transformando o trânsito numa verdadeira balbúrdia. Curiosamente, a Guarda Municipal, que tem por principal missão ordenar e fiscalizar a circulação de veículos na cidade, só aparece em Mantiquira aos sábados, quando tem feira-livre. O que fazem os guardas de trânsito nos demais dias da semana? Ou será que o Código Nacional de Trânsito ainda não entrou em vigor na “Terra do Uóston”, como cobram os moradores do quarto distrito de Duque de Caxias?
► Terminam nesta sexta-feira, na Secretaria de Ação Social e Trabalho (Rua Piratini, 126, Centro), as inscrições de candidatos à eleição de membro do Conselho Municipal de Assistência Social. A eleição será na terça-feira (04/07), das 9h às 13h, na Câmara Municipal. Serão eleitos representantes de entidades de assistência social que prestem serviço à infância e juventude, aos portadores de deficiência física ou mental, aos idosos, além dos prestadores de serviços na área de assistência social ou de associações que congreguem usuários e trabalhadores. O mandato será de dois anos.
► Jovens de 18 a 24 anos, interessados em participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, têm até o próximo dia 14 de julho para fazer sua inscrição. O cadastramento é feito gratuitamente pelo telefone 0800 6427777, diariamente, das 7h às 23h. Só poderão participar do programa jovens que tenham terminado a 4ª série, mas não tenham concluído o ensino fundamental e não estejam trabalhando.
► Durante um ano cada jovem poderá concluir o ensino fundamental, ter aulas de informática básica, aprender uma profissão e desenvolver ações comunitárias, recebendo, a título de incentivo, uma ajuda mensal de R$ 100. O Comitê Gestor do Projovem avaliou as necessidades do mercado de trabalho do município e optou por oferecer qualificação profissional nas áreas de turismo e hospitalidade, vestuário, madeira e móveis, e saúde.