quinta-feira, maio 18, 2006

RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X

► Até quando o prefeito vai manter silêncio diante da decisão do Tribunal de Contas da União, que considerou sem efeito a doação de uma área de 485 mil metros quadrados, no bairro da Chacrinha e de frente para a Rodovia Washington Luis, para o Vasco da Gama construir um centro de treinamentos.
► A doação foi feita pelo Presidente Ernesto Geisel em 1974 e o clube de São Januário tinha dois anos para tomar posse do terreno. Como nada foi feito, o TCU deu prazo de 60 dias para o Serviço de Patrimônio da União cancelar a doação e retomar a propriedade da área.
► O problema é que, ano passado, o prefeito fez um acordo com o clube pelo qual a Prefeitura teria o direito de construir o novo hospital numa parte da área. Em troca, o Município aterraria a área do clube, o que vinha sendo feito.
► Com a decisão do TCU, o prefeito perdeu o direito à área. Como ele prometeu na campanha que, a partir do primeiro dia de Governo, iniciaria a construção de um novo hospital, ele está devendo duas coisas: uma explicação para a confusão em torno da área (que já não pertencia ao Vasco da Gama) e onde será feito o novo hospital.
► Uma perguntinha: o prefeito teria coragem de internar um parente no Hospital Duque de Caxias, onde o vereador Tião do Táxi recebeu os primeiros socorros, antes de ser removido para o Hospital de Saracuruna?
► O ex-prefeito Zito, por exemplo, preferiu levar o pai para um hospital de Petrópolis, onde acabou falecendo, mas onde recebeu o atendimento que o caso requeria. De lá para cá, o Duque só piorou.
► Tal e qual nos hospitais do Rio, no Duque o paciente, quando tem sorte, é colocado numa maca em pleno corredor, por falta de vagas nas enfermarias. Os médicos e o pessoal da enfermagem se desdobram, mas quando falta material, nada podem fazer a não ser enfrentar com sangue frio a fúria dos parentes dos pacientes.
► O vereador Ricardinho denunciou, no mês passado, que a Funerária Duque de Caxias explora – no sentido amplo do termo – os cemitérios do município ao arrepio da lei, isto é, o contrato de concessão venceu em 1995. O que a Secretaria de Serviços Públicos, a Procuradoria Geral e a Secretaria de Fazenda têm a dizer.
► Aliás, a Funerária cobra até impostos – taxa municipal de sepultamento – no contrato de venda de caixões, além de vender jazigos, que integram o patrimônio do município, dono dos cemitérios.
► Por falar no ex-prefeito: ele desfila todo pimpão pelos bairros, pedindo voto para si (estadual) e para a filha, Andréia Zito (federal). Pela reação do povão, ele acredita que será o campeão de votos, como o Doutor Heleno já foi.
► Pelo andar da carruagem, a eleição para governador do Rio vai virar o “samba do crioulo doido”. Com a derrota na convenção do PMDB, Garotinho terá de reforçar o time de apoio ao senador Sérgio Cabral, diante do crescimento do também senador Marcelo Crivella. O ex-governador parece conformado em subir no mesmo palanque do prefeito César Maia, do PFL, que anda assombrado com a desenvoltura do deputado federal Eduardo Paes, do PSDB. Já imaginaram como seria a posição de Zito e Washington Reis, ambos apoiando a candidatura de Sérgio Cabral? Pois essa hipótese, que no ano passado parecia remota, a cada dia se torna mais palpável.
► Quem deve andar preocupado com a greve do magistério é o deputado Gilberto Silva. Além de ser professor do Estado, o deputado é irmão do Secretário de Administração (Orlando Silva) e da Secretária de Educação (Selma Silva), encarregados de negociar com o SEPE . Como o prefeito já bateu o martelo, fixando o aumento geral de 5,32% (em duas parcelas) para os servidores e a incorporação, em novembro, de 25% do abono para os professores, as relações entre o parlamentar e a categoria andam estremecidas.
► O arcebispo do Rio de Janeiro aconselhou Lula a convencer o grupo dos 40, denunciado pelo Ministério Público Federal por formação de quadrilha, a devolver ao Tesouro o que de lá roubaram. Será que Lula consegue convencer José Dirceu e Cia.? ► Duque de Caxias, a terceira cidade no País e a primeira no Estado em volume e valor das exportações, será a única representante da Baixada Fluminense no 106º ENCOMEX - Encontro de Comércio Exterior, que será realizado no próximo dia 25, em Niterói. E as boas notícias não param pó aí. Foi um sucesso o encontro no SESI-Caxias de micros, pequenos e médios empresários do Município com representantes de São Tomé e Príncipe, ex-colônias portuguesas na África, para discutir formas de incrementar as exportações