sexta-feira, novembro 25, 2005

RAIO X RAIO X RAIO X RAIO X

► Zito tem mais um nova dor de cabeça pela frente. Deixou de recolher o Imposto de Renda descontado dos prestadores de serviços, inclusive no IPMDC. Por isso, tem muita gente, inclusive servidores municipais, sem receber a restituição porque a declaração de ajuste não confere com o que a Prefeitura informou ao "Leão". Inadimplente, Zito fica inelegível.
► Washington Reis e a Primeira Dama, Daniele Reis, estão com três granadas que podem explodir a qualquer momento. As 10 famílias removidas da "Cidade dos Meninos" por causa do "pó-de-broca", que moram em apartamentos no Jardim 25 de Agosto e cujos aluguéis são pagos pelo Ministério da Saúde, mas uma está sob ameaça de despejo, pois o imóvel está à venda, enquanto as outras duas querem se mudar, mas, quando sabem que o senhorio é a Prefeitura, os proprietários "corrigem" o valor do aluguel e tornam o negócio inviável.
► Para complicar a situação, a FUNASA, que repassa o dinheiro dos aluguéis, atrasou os repasses ano passado, o que só foi corrigido a partir de abril. Diante da incerteza quanto ao pagamento dos aluguéis e dos valores oferecidos pela Prefeitura, está difícil resolver a situação dessas famílias.
► A solução definitiva - a construção de novas casas para essas famílias - não foi devidamente encaminhada pelo ex-prefeito Zito, por causa das eleições. A área que a prefeitura oferecia, em 2003, para a construção das novas casas foi recusada pelas famílias, que se negaram a voltar a morar próximo da área contaminada. Foi a covardia política do ex-prefeito que armou a bomba, que ameaça explodir no colo de Washington Reis.
► Até o dia 29 de dezembro, as pessoas físicas (6%) e jurídicas (1%) podem abater, do Imposto de Renda a recolher em 2006, as contribuições para o Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência de Duque de Caxias. Quem coordena a campanha, pela primeira vez, é a Secretaria Municipal de Ação Social. Os depósitos podem ser feitos diretamente na conta corrente Nº 73120-X, Agência 0329/8 do Banco do Brasil. Esses recursos serão aplicados em creches e abrigos para o atendimento de criança e adolescentes.
► Cerca de 6000 professores extra-classe do Estado estão há três meses sem pagamento, pois o programa de computador da Secretaria de Educação só libera o pagamento dos professores com a indicação da turma sob o comando deles. Ocorre que a Secretaria de Educação não tem pessoal técnico para tarefas administrativas, inclusive nos setores de Secretaria, Biblioteca e Salas de Atividades Multimeios, onde os professores extra-classes são lotados. Esse é um problema que precisa ser resolvido rapidinho. Afinal, pagar pouco aos professores já é uma velha tradição brasileira, mas deixar o mestre sem salário é demais.
► A Secretaria de Ação Social tenta recuperar os R$ 116 mil passados à ACB-Associação Cultural da Baixada - para um projeto de capacitação e geração de renda para jovens. Por isso, resolveu intimar as pessoas que assinaram a ata de fundação dessa entidade. Algumas se confessaram ludibriadas pelos dirigentes da ONG.
► Pelo convênio, a ACB faria uma parceria com a Escola de Samba Grande Rio para desenvolver o projeto. Nas investigações feitas por funcionários da prefeitura, o endereço onde seria a sede da ACB, na Rua José de Alvarenga, no centro, na verdade, pertence ao Sindipetro. Agora, o Ministério Público Federal vai investigar onde foi parar o dinheiro do convênio, pois a grana veio de Brasília e o TCU quer saber como foi aplicada.
► Está marcada para quarta-feira, dia 30, na Câmara de Vereadores, a audiência pública para discutir o Plano de Desenvolvimento Integrado de Duque de Caxias, que foi elaborado pela Secretaria de Urbanismo. Os técnicos da Prefeitura trabalharam 8 meses no esboço, que agora está na Internet para consulta. A sessão na Câmara começará às 14 horas e a sociedade civil deverá debater para onde irá Duque de Caxias nos próximos 30 anos. Será o segundo Plano de Desenvolvimento do Município. O primeiro, para implantação no período 1970-2000, foi elaborado no primeiro Governo Moacyr do Carmo.
► Até agora, a Petrobrás não deu nenhuma notícia sobre as festividades pelos 50 anos da morte de JK, que esteve em Duque de Caxias, em 1960, para inaugurar a Reduc. Será por falta de verbas ou de coragem dos petroleiros que dirigem a milionária multinacional de homenagear o homem que fez o Brasil crescer 50 anos em apenas 5?
► A Câmara acaba de criar uma Coordenadoria de Segurança, cujos cargos serão ocupados por PMs da ativa. São oito vagas e o preenchimento só depende da Governadora Rosinha Garotinho liberar os policiais requisitados.
► O Município já tem uma Secretaria de Segurança Municipal, chefiada por um vereador, responsável pela segurança dos próprios municipais.
► Com o pessoal hoje disponível, o 15º Batalhão já enfrenta problemas para combater as maquinas "caça-níqueis", os inferninhos onde adolescentes são levados para à prostituição e ao tráfico de drogas, além do puro e simples roubo e furto de carros e das "saidinhas de caixa".
► A propósito de segurança: a Procuradoria do Município foi vítima de vândalos, que arrombaram o gabinete do Procurador, deixaram muita sujeira, mas só levaram objetos de pouco valor. E o local á guardado, 24 horas por dia, pela Guarda Municipal. Talvez por isso a Câmara prefira deixar a sua segurança por conta da Polícia Militar.