sexta-feira, março 17, 2006

RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X

► Dizem os pessimistas de plantão que nada é tão ruim que não possa ser piorado. Andar de carro pelo centro de Caxias, que já está difícil, ficará ainda pior nos próximos 60 dias, com a interdição de um trecho da Av. Plínio Casado, entre as Praças do Pacificador e Duque de Caxias, ao lado da estação ferroviária. É para a abertura da "boca" do mergulhão, que ligará as Avenidas Plínio Casado e Presidente Vargas, passando sob os trilhos da ferrovia. A prefeitura garante que a confusão será por apenas dois meses, mas, como o "Shopping Paraguay" da Manoel Teles, que seria inaugurado este mês, só ficará pronto lá para maio, será bom que comerciantes, pedestres e motoristas fiquem atentos. O primeiro teste será feito neste sábado. Haja paciência!
► E vai-se a primeira pomba (do “mensalão”). E então outra. E outras mais. É assim que o governo Lula age para desmoralizar o nosso Congresso, que continua genuflexo diante do Palácio do Planalto, e a Comissão de Ética da Câmara.
► O maior perigo para as próximas eleições é o projeto do Governo de transformá-las em plebiscito, uma espécie de terceiro turno das eleições de 2002. Só que, agora, PT e PSDB seriam os únicos pólos da consulta. Os assessores de Lula trabalham para que os partidos satélites, tal qual fazia a extinta URRR com as "Repúblicas irmãs", não tenham candidatos próprios.
► Para o núcleo do governo Lula, o projeto é inviabilizar candidaturas próprias do PMDB, do PV e de outros partidos que, por oportunismo ou instinto de sobrevivência, não querem ser jogados na vala comum em que se afundam PT, PC do B e PTB.
► Os afagos ao PP, com a fileira de deputados do “mensalão” absolvidos no plenário, de joelhos, segue a mesma pauta, o mesmo diapasão.
► O próximo partido a ser detonado é o PMDB, onde Garotinho e Germano Rigotto brincam de fazer prévias, mesmo sabendo que estão condenados à pena que Carlos Lacerda pretendia aplicar em JK: não pode ser candidato: se candidato, não pode vence: se vencer, não pode tomar posse.
► Só falta ouvir, como fundo musical, a marcha fúnebre do enterro da nossa adolescente Democracia, estuprada pelo oportunismo tucano e a voracidade pantagruélica petista. Se sobrar alguma coisa, será uma matéria amorfa, sem rosto e sem alma, apenas com um modesto epitáfio: aqui jaz o sonho brasileiro de um País desenvolvido e justo!
► Talvez por influência da escolha do governador Geraldo Alckmin (chamado de "picolé de chuchu"), os feirantes e supermercados resolveram colocar o agora famoso chuchu, sem molho de bacalhau ou camarão, como destaque na lista de maiores preços. Esta semana, o preço andou pela casa de R$ 1,5 mil
► Perguntar não ofende: devido aos laços fraternais com o PIU (Partido da Igreja Universal), nas eleições em outubro Washington Reis votará em Rosinha, como apregoa, ou vai preferir o sobrinho do Bispo Edir Macedo, ungido candidato por ordem divina?
► Quarta-feira, um vazamento na calçada da Av. Presidente Vargas, próximo à sede da Cedae, jogava água no bueiro. O desperdício tem custo, mas os servidores e diretores da estatal não estão nem aí. Para gerar renda, eles simplesmente aumentam a tarifa dos felizardos que recebem água em casa ou em suas empresas.
► O “Butantã” informa: sai o bispo Eraldo Macedo e entra o Bispo Paulo Rodrigues no comando da Secretaria (quase extinta) de Habitação. O ex-Secretário continua em coma, num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro.
► Além do cargo simbólico de bispo, os dois têm mais alguma coisa em comum: pertencem ao PIU (Partido da Igreja Universal), do também Bispo Edir Macedo, irmão do Eraldo.
► Um fato insólito vem ocorrendo na Secretaria de Habitação desde a chegada do novo Secretário, ou melhor, Bispo. A vereador Leide Duarte, que também pertence ao PIU, vem funcionando como secretária "ad hoc" do novo Secretario, cuidando da sua agenda e filtrando quem pode, ou não, ingressar no sagrado Gabinete.
► Fora da política, a troca de secretários na Habitação revela que a fusão da Habitação com Urbanismo, apregoada pelo prefeito, ficou para as calendas. O mais grave é que o ex-Secretário foi demitido de pronto, sem que seu estado de saúde tenha sido avaliado corretamente.
► Outro que está deixando o Governo é o Secretário de Saúde, Oscar Berro. Ele pretende disputar uma cadeira de deputado em outubro. Em seu lugar, será nomeado o atual Subsecretário, Pedro Cirilo, genro do saudoso deputado federal Lázaro José de Carvalho.
► Se Gilberto Gil sair candidato a governador do Rio de Janeiro, uma coisa é certa: a Praia de Copacabana será palco de grandes festas, com direito a uma soneca depois de cada show, sob a proteção da Polícia Militar.
► A única missão da possível candidatura do ministro-cantante será a de oferecer um palanque para Lula fazer promessas mirabolantes, como em 2002. No fundo, até as pedras do calçamento sabem que o candidato do peito do presidente é o Bispo Marcelo Crivella, do Partido da Igreja Universal - o PIU - o mais novo amigo de infância de Lula.
► Se a Telemar foi estatizada, a empresa de jogos eletrônicos do filho de Lula continuará a receber "mesada" de R$ 5 milhões da empresa do irmão do Senador Tasso Jereissati?