sexta-feira, janeiro 27, 2006

RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X

► Até agora, nenhum dos candidatos à sucessão de Lula, a começar por José Serra e Geraldo Alckmin, do PSDB, e Garotinho e Germano Righoto, do PMDB, fizeram qualquer comentário sobre o libelo do empresário José Galló. Ainda bem que o Ministro da Fazenda não é Delfim Neto, aquele que mandava o Banco do Brasil aniquilar os empresários que ousassem contrariá-lo, como o jornal "Correio da Manhã”, da brava Niomar Muniz Sodré, revivida na telinha pela corajosa e encantadora Marília Gabriela na novela "Senhora do Destino".
► E Lula não fez por menos! Na hora de liberar dinheiro para o Hospital de Queimados, decisão que seria anunciada pelo Ministro da Saúde, o Lula-candidato falou mais alto e ele enfrentou a canícula em Mesquita para dizer que, agora, ele vai governar o Brasil para todos. Até agora, era só para os banqueiros e os protegidos de José Dirceu & Cia.
► A professora Marlene Areas, viúva do ex-procurador do Município Osmundo Bezerra, viaja na próxima semana para Brasília, onde vai buscar uma cópia do dossiê do SNI sobre o ex-líder estudantil e dos empregados da extinta FNM. Ela quer saber, em detalhes, o que a Ditadura Militar tinha contra o ex-asilado político na antiga URSS. Na volta, ela vai cobrar explicações do Governo Municipal sobre a retirada do nome de seu marido de uma das ruas de Xerém.
► Washington Reis foi eleito segunda-feira, por unanimidade, presidente da Associação de Prefeitos da Baixada Fluminense, em encontro realizado em Nova Iguaçu. De acordo com nota distribuída pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura caxiense, a primeira iniciativa de Washington Reis será a realização de reuniões com o Governo do Estado e com a Presidência da República para tratar dos interesses da Baixada Fluminense. Pelo visto, o "Homem de Xerém" conseguiu botar no bolso Lindberg Farisa e um grupo de prefeitos da região que pretendiam negociar diretamente com Brasília as suas reivindicações.
► Contrariando a Lei Municipal Nº 1.476, de 17 de setembro de 1999, a Secretaria de Fazenda enviou guias do IPTU para cerca de 3.500 famílias arrendatárias de casas pertencentes à Caixa Econômica Federal, através do Projeto PAR - de Arrendamento Mercantil. O pior é que funcionários da Secretaria de Fazenda orientam os arrendatários da Caixa a requererem o cancelamento da Guia, mas sem garantia de que irão conseguir. Se Washington Reis não agir rapidinho, os estragos na sua biografia política serão elevados, pois a maioria das famílias nesta situação arrendou casas e apartamentos nos 2º e 3º Distritos, principalmente em Santa Cruz da Serra.
► Além da cobrança ser ilegal, exigir que cada arrendatário se defenda é medida desnecessária, pois todos estão isentos do tributo até que assinem as Escrituras definitivas desses imóveis, o que só deverá ocorrer dentro de 15 anos, prazo normal do arrendamento. É o que está na Constituição, que proíbe que as unidades da federação (União, estados e municípios) cobrem tributos sobre patrimônio uns dos outros. E as casas continuam pertencendo à Caixa.
► Veja, agora, se o deputado federal em quem você votou em 2002 está na lista dos que embolsaram, sem trabalhar, nas férias de janeiro, a primeira parte dos R$ 25 mil de extras: Aldir Cabral (PFL), Alexandre Cardoso (PSB), Alexandre Santos (PMDB), Almerinda de Carvalho (PMDB), Almir Moura (PFL), André Costa (PDT), Bernardo Ariston (PMDB), Carlos Santana (PT), Dr. Heleno (PSC), Eduardo Paes (PSDB), Elaine Costa (PTB), Fernando Gonçalves (PTB), Fernando Lopes (PMDB), Francisco Dornelles (PP), Itamar Serpa (PSDB), Jair Bolsonaro (PP), Jandira Feghali (PC do B), João Mendes (PSB), Jorge Bittar (PT), Josias Quintal (PSB), Laura Carneiro (PFL), Leonardo Picciani (PMDB), Luiz Sérgio (PT), Márcio Fortes (PSDB), Nelson Bornier (PMDB), Paulo Baltazar (PSB), Paulo Feijó (PSDB), Reinaldo Betão (PL), Renato Cozzolino (PDT), Rodrigo Maia (PFL), Sandro Matos (PTB), Simão Sessim (PP) e Vieira Reis (PMR)
► Pela lista, pode ser notado que a "boa vida" de nossos parlamentares não é afetada nem por razões ideológicas, muito menos filosóficas ou religiosas. Na lista encontramos tanto seguidores de Garotinho e do Bispo Macedo e o seu novíssimo PRM, quanto figuras de perfil ideológico definido, como Jandira Feghali, Laura Carneiro e Jorge Bitar. O que a busca pelo Poder não faz com nossos políticos!
► Depois de trocar Zito e Lula por Garotinho, o deputado federal Doutor Heleno trocou Duque de Caxias pela Região dos Lagos, onde resolveu "sentar praça", aproveitando os muitos amigos que fez, ao lado do vereador Vilson Macedo, na época em que Maçambaba ainda era um extenso matagal, antes de se tornar a "praia de Caxias", pois ali havia mais caxiense do que naturais daquela região. Até hospital ele conseguiu para a Região dos Lagos.
► A Faculdade de Serviço Social Santa Luzia, fundada pelo professor Álvaro Lopes, teve um excelente desempenho no ENADE realizado em 2004, cujos resultados foram liberados no final de 2005. As notas médias dos alunos ingressantes da instituição foi 3,9 pontos acima da média em todo o País. Em relação aos concluintes, a nota média da instituição foi 29,8 e a nacional, de 28,1. Na prova de Serviço Social, a nota média dos concluintes foi maior na Santa Luzia (35,4) que a geral no País (26,6) enquanto a nota média dos alunos ingressantes foi 21,7 na instituição e 17,5 no Brasil, com uma diferença de 4,2 pontos entre os dois.