quinta-feira, dezembro 01, 2005

RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X

► A Câmara cassou Jsé Dirceu. O resto da faxina cabe ao povo fazer no ano que vem, através do voto.
n A Secretária Daniele Reis, de Ação Social e Trabalho, viaja na próxima semana para Brasília, onde, além de participar da Conferência Nacional de Assistência Social, vai tentar levantar recursos para os projetos da sua área incluídos no Plano Decenal de Desenvolvimento Integrado, que começa a ser implantado em janeiro.
► Ela pretende recuperar o tempo perdido este ano diante das trapalhadas e desvios de recursos na sua Secretaria em 2004. O MP federal já está cuidando de alguns convênios onde foram comprovados desvios de recursos recebidos pela Prefeitura no Governo Zito.
n Quem viajou na última segunda-feira foi a Secretária de Cultura, Carmem Migueles. Ela vai passar 10 dias em Paris, onde tentará negociar eventos para a inauguração do novo Teatro Municipal, na Praça do Pacificador, cujas obras, com apoio financeiro da Petrobras, recomeçam nos próximos dias.
► Depois do salseiro feito pelos moradores da Cidade dos Meninos, com reportagens de TV, rádio e jornais, o Ministério da Saúde prometeu divulgar, no dia 15, o resultados dos exames a que foram submetidos mais de 1.300 moradores da área em torno do depósito de “Pó de Broca”, abandonado desde 1955, quando foi transferido para Belo Horizonte o Departamento Nacional de Endemias Rurais, o DNERu, encarregado de combater a malária na Baixada Fluminense.
► Nos últimos 12 anos, nada menos que dois Ministros vieram a Caxias tratar do assunto, sendo que o Dr. Adib Jatene veio nas duas vezes em que ocupou o Ministério. O segundo ministro, José Serra, foi quem assinou o termo de ajuste e liberou os recursos para que a SABESP realizasse estudos preliminares no local, enquanto a Fiocruz se encarregava de examinar os moradores, mas os laudos ainda não foram liberados pela Fundação.
► Com o assunto na mídia, o Governo anunciou que está no Congresso um projeto de lei, instituindo uma indenização de R$ 50 mil para cada família prejudicada pelo HCH, conhecido como “pó de broca”. Alguns moradores já se manifestaram, achando irrisória a quantia, em face dos danos sofridos por mais de 40 anos de abandono da área pelas autoridades que deveriam, por dever de ofício, de cuidar da saúde dos brasileiros.
► Como o povo só é lembrado às vésperas das eleições, a indenização deve sair lá para setembro de 2006, no que se pode chamar de “engambelo”, isto é, uns trocados para adoçar a boca de meia dúzia. No caso dos anistiados políticos, brasileiros como João Amazonas só foram lembrados depois de mortos.
► Se não chover canivete, Duque de Caxias terá em 2006 a maior bancada de deputados federais de todos os tempos Já estão preparando a roupa da posse nada menos que Laury Villar, Gutemberg Cardoso, Andréia Zito, Doutor Heleno, Alexandre Cardoso e Reginaldo Betão. Se não surgir uma nova “Denise Frossard” para atrapalhar os planos dos nossos ilustres e sortudos candidatos, será uma grande festa!
► Já tem gente pensando em acionar o Conselho Nacional de Justiça para reclamar da morosidade com que corre na 4ª Vara Cível de Duque de Caxias uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público contra o ex-prefeito Zito por improbidade administrativa e fraude em licitação para o recolhimento do lixo. Durante dois anos, o MP, que pediu o seqüestro dos bens de todos (mais de 20) envolvidos, investigou a sujeirada no processo de licitação, feita em 2.000, que culminou com a vitória da Locanty.
► Segundo o MP, a contratação da Locanty decorreu de fraudes na licitação, pois a outra empresa que participou da concorrência, portanto uma concorrente de “peso”, guardava os seus veículos na garagem da Locanty, que funcionava no terreno do extinto Matadouro do Gramacho. Além de Zito, foram acusados seu irmão e ex-prefeito de Belford Roxo, Waldir Zito, e os ex-Secretários de Governo, de Obras e de Serviços Públicos em 2.000. Como o processo corre em segredo de justiça, há gente acreditando que os réus foram condenados e estão trancafiados num presídio virtual.
► O Banco do Brasil patrocinava a Visanet, que patrocinava a DNA, que patrocinava o BMG, que patrocinava o PT, que patrocinava o Waldemar Costa Neto, o ex-Bispo Rodrigues, o ex-deputado Roberto Jéferson... Nas mãos de Nelson Rodrigues, essa história de “patrocínio” daria uma tragédia mais chocante do que “Os Sete Gatinhos”. Com uma vantagem: teríamos a certeza de que, no palco, estávamos assistindo a uma obra ficcional, ao contrário do Jornal Nacional, que insiste em dizer que é apenas um noticiário de TV.
► Quando é que a Polícia Federal vai abrir um Inquérito Policial contra o presidente Lula e seus principais assessores por crime de formação de quadrilha e apologia ao crime? No vôo “Moscou-Brasília” do Aero-Lula, o Presidente da República se deliciou com “Os 2 Filhos de Francisco”. O crime ocorreu quando Lula aceitou de um assessor uma cópia pirata do filme produzido pela Rede Globo. Logo ela, que gosta tanto do Lula que pretendia homenageá-lo com o título de “Doutor Honoris Causa” da Fundação Roberto Marinho, pelo incentivo para que os analfabetos, como Lula, voltem a estudar!