sexta-feira, dezembro 09, 2005

RAIO-X RAIO-X RAIO-X RAIO-X

► Washington Reis, do PMDB, é o novo presidente da Associação dos Prefeitos da Baixada. Ele substituiu Lindberg Faria, do PT, afastado do cargo por decisão de 8 dos 13 prefeitos da Baixada.
► Por causa das eleições de 2006, Rosinha Garotinho decidiu mudar o Secretariado depois do Natal. Entre os novos auxiliares deverá estar o ex-vereador Abdul Haikal, cotado para ser o novo diretor do Detro, órgão que controla ônibus, trens e barcas. A se confirmar os rumores, Abdul deixará a Subsecretaria de Serviços Públicos de Duque de Caxias.
► Correta a decisão do Governo de adiar para segunda-feira a audiência pública, anteriormente marcada para a última quarta-feira, na Câmara, para discutir o Plano de Desenvolvimento Integrado do Município no período 2006-2016, dando maior prazo para que o assunto seja melhor apreciado pela sociedade civil. Após a audiência, o Plano será submetido à aprovação da Câmara.
► Se houver continuidade administrativa (não é a mesma coisa que continuísmo), Duque de Caxias viverá um virtuoso período de progresso e desenvolvimento social. Foi assim com o I Plano de Desenvolvimento Integrado, implantado a partir de 1970 e que levava a assinatura de duas figuras importantes na recente história de Duque de Caxias: o prefeito Moacyr do Carmo e o seu vice, Ruyter Poubel, presidente da Comissão que comandou os estudos e a elaboração do Plano, cuja parte técnica ficou a cargo do respeitado escritório do arquiteto Maurício Roberto.
► Na elaboração do Plano, em 1968, foram debatidos e estabelecidos os projetos que levariam o Município a se destacar como um dos mais desenvolvidos do País. Nem os prefeitos nomeados, no período 1971/1985, ousaram abandonar o Plano, tal a riqueza de detalhes e a visão de futuro dos seus elaboradores. Que tais princípios sejam norteadores da ação do governo nos próximos 10 anos.
► Não dá mais para Duque de Caxias ter o 6º PIB e ser a "locomotiva" da economia nacional, enquanto a população continua vivendo num Município que disputa com as Filipinas o troféu de um dos mais injustos do mundo do ponto de vista social. Toda ação dos nossos governantes, nos próximos anos, deve ser no sentido de melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento Social e Humano-IDH.
► Os herdeiros do ex-deputado Tenório Cavalcante condicionaram a cessão da antiga "fortaleza" para a instalação de uma unidade da FAETEC ao compromisso do Governo do Estado em não fazer nenhuma alteração na mais famosa casa da Avenida Presidente Kennedy, onde morava o "Homem da Capa Preta". A justificativa era de que a "fortaleza" era o único projeto do arquiteto Sérgio Bernardes na Baixada. O que não se entende é que, na fachada do prédio, tenham colocado um horroroso "out door" para indicar que ali funcionam cursos profissionalizantes gratuitos.
► A Secretaria de Habitação corre o risco de ser despejada. O proprietário do sobrado da Praça Roberto Silveira, nº 7, reclama que não consegue renovar o contrato de locação, nem receber os aluguéis desde janeiro.
► Se vivo fosse, o jornalista Carlos Ramos certamente não perdoaria o prefeito por ir ao encontro do Príncipe Phillip, da Bélgica, em mangas de camisa. Tudo bem que o prefeito é um plebeu – diria Ramos - mas o traje despojado não combina com o cargo que ocupa, o de governante da 2ª cidade do Estado e uma das maiores do País.
► E Sua Alteza veio a Duque de Caxias, justamente para comprovar essa pujança econômica. Afinal, a Termoelétrica de Campos Elíseos foi montada com equipamentos produzidos nos arredores de Bruxelas.
► Nesta terça, completam-se 37 anos da edição do Ato Institucional nº 5, o famigerado "AI 5". Na quarta, os 37 anos da prisão do jornalista Ruyter Poubel por ter ousado defender o direito de o caxiense continuar a eleger seu Prefeito, como era feito desde 1947.
► O ex-vice-prefeito foi uma das vítimas da violência da Ditadura, que "endureceu" com o AI 5 e reforçou o clima de delação instituído em 31 de março de 1964, a exemplo do que era feito no "Estado Novo" de Getúlio Vargas, a partir do golpe de 1937
► Em tempo: Ruyter Poubel está cotado para assumir novo cargo na cidade. É mais um grande desafio para quem, mesmo morando na Barra, continua considerando Duque de Caxias como sua cidade natal.
► Eleitores e correligionários perguntam: Onde o prefeito estava com a cabeça ao recrutar a turma do "Memória Viva" (ex-Idéia Viva) para ajudar na reeleição do deputado Gilberto Silva? “Para atrapalhar o nosso vice-prefeito já basta a concorrência do Mazinho, do Marquinhos Figueiredo e do Zito”, disse um exaltado observador no “Butantã”.
► Esperto foi o professor Hermes Machado, idealizador do "Idéia Viva", que preferiu desfrutar da sua bela aposentadoria como ex-Secretário de Educação, ficando longe dos gabinetes do poder.
► Por recomendação médica, estamos nos afastando da lide pelos próximos 30 dias. Só devemos retornar em meados de janeiro. Portanto, Feliz Natal, um ótimo Ano Novo e até breve!