sexta-feira, janeiro 06, 2006

RAIO X RAIO X RAIO X RAIO X

► Milhares de carnês do IPTU de 2006 foram jogados fora, porque a Secretaria de Fazenda errou nos cálculos. Agora, a Prefeitura terá de pagar pela nova emissão, pois a gráfica não teve nada a ver com o erro.
► A prisão do jogador Viola, com uma carabina calibre 12, chama a atenção para um detalhe: apesar da vitória do "Não", continua proibido o porte de arma.
► A arma apreendida com o craque era registrada em seu nome, mas o Estatuto do Desarmamento só permite o porte de arma aos militares, policiais e seguranças de empresas privadas legalizadas. Isto significa que aquele segurança, que circula pelo calçadão da José de Alvarenga, no centro de Caxias, com uma camiseta onde foi estampada a palavra "Apoio", não pode usar arma.
► Se cumprir a lei e andar desarmado, qual a segurança que ele dará ao lojista e ao pedestre? E as empresas piratas que agem na área da segurança privada: como conseguem comprar armamento e munição?
► A "guerra do lixo" é apenas mais um capítulo da novela "Entre Tapas e Beijos", protagonizada por Garotinho e Cessar Maia, tendo a eleição presidencial como pano de fundo e na qual Washington Reis é figurante de primeira linha. O resto é lixo que a ex-Capítal da República continua jogando na nossa cara, mesmo depois de Brasília. Mas César Maia não abre mão dos impostos gerados pela bóia da Petrobrás, que atende pelo eufemismo de "Ilha D'Água", onde é feito o embarque dos combustíveis exportados pela Reduc. Assim, Duque de Caxias, o 2º PIB do Estado, continua sendo apenas o quintal do Rio de Janeiro! Até quando?
► Os bombeiros tiveram muito trabalho no reveillon, com alguns incêndios provocados pela queima de fogos. E balões. Num prédio da Rua Santa Luzia, no 25 de Agosto, próximo à casa do ex-vereador Laury Villar, um apartamento foi totalmente destruído, segundo a Perícia, pela explosão de um morteiro, que entrara pela janela da sala. Só os quartos escaparam devido à pronta ação dos vizinhos e dos bombeiros, pois os moradores do apartamento sinistrado estavam na casa de parentes. O prédio precisou ser evacuado, pelo risco de explosão, já que o local agora é servido por gás de rua. O prejuízo material foi elevado, mas ninguém ficou ferido.
► Hoje é Dia de Reis e teremos a Festa do Arremate, reunindo diversas folias para o encerramento da Jornada de 2005. Pertinho da casa do Prefeito, em Xerém, tem uma Folia com mais de 160 anos de existência, mas pelas bandas da Secretaria de Cultura, nenhum sinal de interesse pela data. E a Secretária já voltou de Paris!
► Nas eleições deste ano, Zito disputará uma cadeira de deputado estadual, deslocando sua filha Andréia Zito para uma difícil eleição ruma a Câmara dos Deputados. Há poucos dias, no entanto, Zito deixou escapar um sonho até aqui mantido em segredo: ser prefeito de Maricá.
► Segundo um antigo freqüentador da copa e cozinha da mansão da Laureano, que agora está às moscas, o ex-prefeito é dono de uma hollyoodiana mansão em Itaipuaçu, naquele município da Costa do Sol, para onde deve transferir o seu título eleitoral logo após o pleito deste ano.
► Segundo um informante da coluna, a manobra seria decorrente de um "acordo de cavalheiros" entre Zito e Washington Reis, selado durante uma audiência de 45 minutos, concedida pelo prefeito no segundo semestre do ano passado. Sem Zito, que foi seu vice no primeiro mandato, a reeleição de Washington Reis, em 2008, seria "um passeio na raia" como diriam os profissionais do Jóquei Clube.
► Numa conversa no "La Guimarães", esta semana, um veterano jornalista revelou que recente pesquisa, não registrada no TRE, apontou uma possível vitória de Zito já no primeiro turno se as eleições para prefeito de Caxias fossem hoje. Um dos participantes da roda, que ocupou diversos cargos nos oito anos de mandarinato do ex-prefeito, surpreendeu a todos ao anunciar que sairia de Caxias correndo se Zito voltasse à Prefeitura. De que teria medo o ilustre ex-amigo de Zito? Algum envolvimento com "sobras de campanha", do tipo Delúbio Soares?
► Aliás, Zito não perde oportunidade para se mostrar diferente. A última da sua "grife" foi um calendário de parede, em que ele aparece ao lado de Andréia Zito e onde, com exceção de fevereiro, todos os meses têm 31 dias. Com isso, 2006 teria 369 dias. É só conferir.
► Uma felpuda raposa política, com livre trânsito no PMDB, garantia esta semana que Washington Reis está contando com as obras prometidas pela governadora para fazer bonito nas eleições deste ano. O arco rodoviário do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos, o Hospital da Chacrinha (na Rodovia Washington Luis), a reforma da estação ferroviária e a duplicação da Av. Presidente Kennedy seriam os principais projetos onde o futuro político do prefeito estará atrelado ao de dona Rosinha Garotinho. Se der certo, essas obras ainda ajudarão a eleger como deputado federal o desconhecido Bernardo Ariston. Ele é apenas irmão do Secretário Estadual de Transporte, Augusto Ariston, principal interessado nas obras de reforma da antiga estação de Vila Meriti.